.

.

25 de mai de 2010

Estatistica

Apostila
RESUMO  ESTATÍSTICA BÁSICA
1.   INTRODUÇÃO
ESTATÍSTICA: ramo da matemática aplicada.
 
ANTIGUIDADE: os povos já registravam o número de habitantes, nascimentos, óbitos. Faziam "estatísticas".
 
IDADE MÉDIA: as informações eram tabuladas com finalidades tributárias e bélicas.
 
SEC. XVI: surgem as primeiras análises sistemáticas, as primeiras tabelas e os números relativos.
 
SEC. XVIII: a estatística com feição científica é batizada por GODOFREDO ACHENWALL. As tabelas ficam mais completas, surgem as primeiras representações gráficas e os cálculos de probabilidades. A estatística deixa de ser uma simples tabulação de dados numéricos para se tornar "O estudo de como se chegar a conclusão sobre uma população, partindo da observação de partes dessa população (amostra)".
 
MÉTODO ESTATÍSTICO
 
MÉTODO: é um meio mais eficaz para atingir determinada meta.
 
MÉTODOS CIENTÍFICOS: destacamos o método experimental e o método estatístico.MÉTODO EXPERIMENTAL:       consiste em manter constante todas as causas, menos uma, que  sofre variação para se observar seus efeitos, caso existam.   Ex: Estudos da Química, Física, etc.
 
MÉTODO ESTATÍSTICO: diante da impossibilidade de manter as causas constantes (nas ciências sociais), admitem todas essas causas presentes variando-as, registrando essas variações e procurando determinar, no resultado final, que influências cabem a cada uma delas.   Ex: Quais as causas que definem o preço de uma mercadoria quando a sua oferta diminui?
Seria impossível, no momento da pesquisa, manter constantes a uniformidade dos salários, o gosto dos consumidores, nível geral de preços de outros produtos, etc
Related Posts with Thumbnails